SOBRE

XII JORNADA DE DEBATES: ENCONTROS COM A FILOSOFIA
MULHERES NA FILOSOFIA
IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM FILOSOFIA DA UENP

Na contemporaneidade, a mulher na filosofia assume uma posição sem dúvida bastante relevante. Isso se dá, principalmente, em virtude do momento histórico atual que, por sua vez, exige a inserção da mulher como conceito filosófico em face aos diversos sistemas e perspectivas de pensamento. Nesse horizonte, torna-se urgente pensar e ressignificar outros conceitos que, há algum tempo, encontram-se em crise: política, diversidade, minorias, lugar de fala, igualdade de gênero, feminismo, liberdade, violência, resistência, modos de avaliação e valoração de conhecimentos, práticas, culturas, etc. Contudo, é sabido que a presença das mulheres na filosofia (assim como em outras áreas do saber) foi, em grande parte, apagada ao longo de toda a tradição filosófica. Quer dizer, a perspectiva filosófica da mulher não se constitui de modo consistente como parte dessa tradição. Mas não é verdade que elas não existiram. A aparente ausência das Mulheres na Filosofia revela, em larga medida, desconhecimento da própria historiografia da filosofia: Hipátia de Alexandria, Aspásia, Safo de Lesbos, Hildegarda de Bingen, Lou Andreas Salomé, Susan Sontag, Graciela Hierro, Angela Davis, Émile Du Châtelet, Edith Stein, Rosa Luxemburgo, Simone de Beauvoir, Margaret Cavendish, Damaris Cudworth, Marie de Gournay, Christine de Pizan, Elizabeth de Bohemia, Judith Butler, Mary Astell, Anne Conway, Hannah Arendt (e tantas outras que não foram aqui mencionadas) figuram nesse universo filosófico até então muito pouco explorado e de evidente supremacia masculina. Ora, não cabe mais apontarmos esse apagamento das mulheres filósofas como ausência de Mulheres na Filosofia. É preciso, antes, questioná-lo, tendo em vista a construção histórica do pensamento e os diversos motivos pelos quais essas vozes estiveram relegadas ao silêncio. De outro lado, a crise das Humanidades aponta para um levante extremamente interessante de escrituras – filosóficas e literárias – nas quais as vozes das mulheres ressoam em caráter investigativo e reflexivo acerca de problemas e questões não apenas filosóficas, mas também políticas, econômicas, sociais e culturais. Em vista disso, uma Jornada de Debates em torno desse tema vem ao encontro dessas vozes femininas que clamam por uma investigação, resgate e lugar de fala das Mulheres na Filosofia. Alinhar as diretrizes de pesquisa em filosofia da UENP com os problemas que estão sendo postos na esfera nacional de pesquisa pela ANPOF ─ e, em especial, com as demandas sociais, políticas, econômicas e culturais da atualidade ─ visa aqui, além de promover o debate, revirar os cânones filosóficos incluindo as filósofas nas agendas de ensino, pesquisa e extensão das universidades, de modo a reconhecer e fortalecer a presença fundamental das Mulheres na Filosofia e seus possíveis desdobramentos.

Objetivos gerais
  • Integrar a comunidade acadêmica da UENP à comunidade em geral, tendo como foco a Filosofia em seus diversos temas e problemas.
  • Promover o encontro e o intercâmbio de diferentes perspectivas em torno dos problemas filosóficos em geral, dentro e fora do Curso de Filosofia da UENP.

Objetivos específicos

1. Promover a investigação e o debate em torno do tema Mulheres na Filosofia;
2. Criar um espaço para a investigação e debate sobre questões de gênero na Filosofia Contemporânea e períodos anteriores;
3. Abrir um canal de comunicação e intercâmbio do curso de Filosofia da UENP com o de outras Instituições, bem como com a comunidade em geral;
4. Fomentar a pesquisa e extensão em Filosofia na UENP.

Duração: 30 horas


Atividades


Mesas-redondas, Conferências, Minicursos, Comunicações Orais e Atividades Culturais.

Local do Evento

Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP. 
Campus: Jacarezinho. CCHE. 
Rua Padre Melo, n° 1.200, Jardim Marimar. Jacarezinho – PR.

As conferências, a mesa-redonda e o minicurso serão realizados no Auditório do CCHE/CLCA.

Público alvo

Estudantes e professores de Filosofia da UENP;
Estudantes e professores de outros cursos da UENP;
Estudantes e professores da educação básica;
Estudantes e professores de outras instituições de ensino;
Participantes de organizações e movimentos políticos, sociais e culturais;
Comunidade externa e público em geral.

ORGANIZAÇÃO


Colegiado do Curso de Filosofia da UENP – Jacarezinho.

Coordenação Geral


Profa. Dra. Marília Côrtes de Ferraz (UENP)

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Alison Vander Mandeli
Prof. Dr. Antonio Carlos de Souza
Prof. Dr. Bruno Santos Alexandre
Prof. Dr. Diogo Dias
Prof. Dr. Guilherme Müller
Prof. Me. Joanir Fernando Ribeiro
Prof. Me. Renan Henrique Baggio
Prof. Me. Thiago Pelogia

Adriano Francisco de Araújo Júnior (Acadêmico do Curso de Filosofia – UENP)
Ana Carolina Simão Zeferino (Acadêmica do Mestrado Profissional em Educação – UENP)
Fernanda Pires Lucrécio (Acadêmica do Curso de História – UENP)
Fernanda Rodrigues da Costa (Acadêmica do Curso de Filosofia – UENP)
Julio Cesar Bernardes Albuquerque de Brito (Acadêmico do Curso de Filosofia – UENP)
Murilo Nogueira Nucini (Acadêmico do Curso de Filosofia – UENP)

Monitoria


Giovana Andrea (Acadêmica do Curso de Filosofia – UENP)
João Victor Campos Brinholi (Acadêmico do Curso de Filosofia – UENP)
Rebeca da Silva Santos (Acadêmica do Curso de Filosofia – UENP)
Ruan Felipe de Araújo Silva (Acadêmico do Curso de Filosofia – UENP)



APOIO


Colegiado de Filosofia da UENP